A Ciência Clássica versos a Ciência Quântica
Salvador – Bahia
2024
João Fabio Ribeiro de Oliveira
A Ciência Clássica versos a Ciência Quântica
O texto seguinte faz um
Comparativo entre a
Ciência Clássica e a
Ciência Quântica
Com o intuito de ajudar
No esclarecimento das
Mesmas. UNEB
Salvador – Bahia
2024
Ciência Clássica versos Ciência Quântica
As obras apresentadas para o desenvolvimento desse texto são incríveis. Essas obras assim como a experiência do Mestrado são transformadoras. As obras em questão não abordaram desdenhosamente relativo a Ciência Clássica. Muito pelo contrário. Essas obras abordam respeitosamente a Ciência Clássica. Dizem que a ciência clássica teve sua importância em sua época, porem que o ser humano e a ciência precisam evoluírem constantemente. A pessoa que vos fala nesse texto está muito grata por essa experiência proporcionada a ela e muito honrada em poder tratar de um assunta de tamanha importância para todos.
Consumindo as obras utilizadas como referências para esse texto vemos claramente a natureza dura e engessada da Ciência Clássica que não vemos claramente até estarmos perante à uma ciência muito mais sofisticada. A Ciência Quântica. A Ciência Clássica é simples em seu formato que é apresentado a gente. Seu formato de abordar a ciência baseado na ideia de que a realidade é óbvia, tangível e clara. Resumindo-se a o mundo que vemos. Ou que pelo menos pensamos vermos. A ciência clássica limita-se ah o mundo aparentemente tangível. Contudo a Ciência Quântica nos convida à nos questionarmos se a realidade é de fato o mundo material e tangível. Lembrando que o fluido gás é material e tangível logo faz parte da abordagem da Ciência Clássica.
Eu preciso admitir que começar o curso do Mestrado a partir da Mecânica Quântica requer esforço, dedicação e bagagem na área, contudo não podemos esperarmos menos que isso dos Mestrado nem dos Doutorados. Eu admito que o que me deu estrutura para chegar ah poder conseguir escrever esse texto é minha experiência no estudo da Mecânica Quântica. No entanto o estudo dessa aera da ciência sempre foi prazeroso e satisfatório apesar da estrutura necessária para tal estudo ser considerável. Porém o estudo da Mecânica Quântica é custoso mais pelo fato de nascermos e crescermos condicionados à pensarmos baseados ma Ciência Clássica a pesar de suas limitações relativas à Ciência Quântica. Entender isso é fundamental para o progresso no estudo da Mecânica Quântica chamada comumente de Física Quântica e Ciência Quântica. Precisamos também superarmos muitas dificuldades para compreendermos essa ciência como destruirmos paradigmas primitivos e engessados que temos na mente para pensarmos quanticamente. A paciência consigo mesmo e com o processo são fundamentais assim como o esforço e a dedicação. E assim sacrificarmos quem somos antes do estudo da Ciência Quântica para nos tornamos alguém inserido no mundo quântico. Isso tudo vale muito a pena e vermos claramente isso nos primeiros Progreso.
A Ciência Clássica teve de fato seu papel na vida humana, porem precisamos irmos além. Nós precisamos de mais. Muito mais. E só a Ciência Quântica pode oferecer isso. Contudo ela precisa de mais e mais gente conhecendo ela para o bem de cada um e para ela adquirir cada vez mais recursos para seu desenvolvimento. Recursos esses insatisfatórios no momento assim como muito mal conhecida pelas pessoas. Não temos muitas pessoas qualificadas à esclarecerem a Ciência Quântica ah massa. Assim como não temos nem um tipo de obra satisfatória para expor a Ciência Quântica à massa. Pouquíssimas pessoas dedicaram-se realmente à conquistar algum progresso em sua compreensão. Todos precisam saberem o quão benéfica à todos é a Ciência Quântica. A Ciência Quântica tem muito à oferecer à humanidade no momento e terá muito mais e cada vez mais rapidamente se mais e mais pessoas tiverem contatos significativos com ela.
Eu sou uma das testemunhas das maravilhas que a Ciência Quântica pode fazer àuma pessoa e não só ào trabalho dos Físicos Quânticos e não Quânticos. Ela é claramente compatível à todos devido à todos fazerem parte do mundo quântico. Afinal sabermos quem somos é algo inestimável para qualquer um. Precisamos de mais pessoas dominando cada vez mais a Ciência Quântica para que tenhamos cada vez mais abordagem novas na arte de ensinar essa ciência. Eu digo isso nos níveis todos e não só no nível mais alto do estudo atômico em si. Esse exercício de didática nos tornará não só melhores na arte de lecionar como nos tornara pessoas cada vez melhores.
Admito que a Ciência Quântica é fantástica e transformadora, porem requer interesse e seriedade. A pessoa precisa querer não só ser algo melhor através da Ciência Quântica, mas também na verdade querer se tornar quem é de fato através da compreensão de quem é de fato através da interiorização da Ciência Quântica. Logo vemos que não nos transformamos em nada na realidade. Nos abandonamos quem não somos, porem pensamos sermos para nos conhecermos e sabermos quem somos realmente. Isso requer um amor próprio considerável. Um amor pela evolução. Porem se a pessoa não tiver isso, contudo dedicar-se à compreender à Ciência Quântica, então ela desenvolvera esse amores inevitavelmente. Afinal a Ciência Quântica é capaz de beneficiar intelectualmente até a melhor e mais sabia das pessoas.
Está claro à essa altura desse texto que a Ciência Clássica não pode proporcionar isso à o ser humano. Não digo que a Ciência Clássica não tem seu valor e não beneficiou o ser humano por muito tempo. Contudo a diferença entre a Ciência Clássica e a Ciência Quântica é infinita. Incomparável.
A pessoa que pensa na Ciência Quântica baseado em ideias solidas, engessadas e previsíveis que a Ciência Clássica ensina engana-se completamente. Essa pessoa não faz ideia do quanto ela está enganada e muito menos do que está perdendo. Afinal se soube-se não perderia tempo. A Ciência Quântica aborda o mundo visível e tangível como algo inimaginável através dos olhos da Ciência Clássica. Eu poderia usar a palavra sobrenatural. Ela atrela o mundo visível e tangível à mente das pessoas e prova que o mundo visível e tangível existe a partir do momento que ele é observado apenas. Tecnologia que na realidade vai muito além do que conhecemos como sobrenatural. A Ciência Quântica nos ensina que nosso corpo está ligado à tudo nesse mundo e que precisamos nos perguntarmos o quanto isso pode ser benéfico e maléfico para nos todos já que nossa mente está ligada de alguma forma à nosso corpo. Afinal a matéria só passa à existir à partir do momento que precisamos observarmos, interagirmos e pensarmos ela. A Ciência Quântica pede para nos questionarmos sobre a possibilidade de coisas que ignoramos estarem nos prejudicando sem percebermos. A Ciência Quântica sugere a reflexão também de que se podemos sermos prejudicados por algo que ignoramos, então poderíamos mudarmos esse quadro e passarmos à nos beneficiarmos e beneficiarmos uns à os outros também de alguma forma que não conheçamos ainda. Contudo um passo inicial é necessário. O interesse real de corpo e alma e a dedicação na sequência e assim conseguiremos o que precisamos muito agora. Que todos conheçam a Ciência Quântica e dediquem-se à interiorizarem ela cada vez mais em si mesmo. Isso está à o alcance de nós todos e é um direito nosso e até um dever para conosco e para com nossos semelhantes.
A Ciência Quântica é desconhecida pela maioria e a maioria que pensa conhece-la esta desinformada na realidade. As pessoas aprenderam à quererem tudo facilmente e sem esforço algum. Isso somando à o fato de as pessoas terem a necessidade de se convencerem que sabem coisas que não sabem na realidade e que tudo é fácil nos faz entender o motivo do quadro atual. As pessoas pensam que tudo está na internet e que quase tudo da internet é confiável. As pessoas pensam que ciência é fácil. As pessoas confiam demais e isso tudo leva à proliferação da desinformação e à o afastamento cada vez maior das pessoas da Ciência Quântica. Afinal a desinformação não aproxima a pessoa da verdade. A desinformação afasta a pessoa da verdade. A desinformação é uma doença grave, perigosa e contagiosa demais. Quase todo mundo pensa saber quase tudo e muitos pensam saberem tudo. Qualquer lugar que formos encontramos pessoas que pensam saberem ciências avançadas devido à elas pensarem que aprenderam isso nas redes sociais, na internet ou no TV. Essas pessoas não possuem a capacidade de perceberem o que estão fazendo à si mesmas e isso somado à o fato delas não serem capazes de admitirem nem à si mesmas que não sabem nem que erraram nos coloca no quadro atual. Se isso tudo não for corrigido logo, então o progresso humano nunca ocorrera. Afinal o único progresso que tivemos até hoje foi dos recursos computacionais e de outras ferramentas e essas pessoas convenceram-se de que elas evoluíram. Elas pensam provarem isso dizendo que temos smartphones e redes sociais agora dentre outras ferramentas modernas. A Ciência Quântica requer qualidades intelectuais para ser compreendida que a maioria das pessoas não valoriza nem cultiva em si. Isso atrapalha muito. Nós precisamos de um trabalho solido de base em mentes primitivas e rusticas que se julgam modernas e superiores através das justificativas mais absurdas possíveis. Só então a mente dessas pessoas poderá começar à tocar a Ciência Quântica. A Ciência Clássica verdadeira é de compreensão verdadeira difícil, porem ela deixa brechas pseudocientistas ostentarem um conhecimento que não tem e espalharem desinformação. Fazer isso através da Ciência Quântica não é tão fácil, devido a diferença do saber real e do pseudosaber ser infinita. De maneira que quem sabe mesmo percebe a farsa e prova com duas ou três perguntas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Filme O Ponto de Mutação
Filme Quem Somos Nós
Palestra O Perigo De Uma Única Historia
Texto Realidade Quântica
Texto Paradigma da Complexidade